top of page

Por que a ortodoxia é fundamental para a vida cristã?

  • Foto do escritor: LUCIANA MELO
    LUCIANA MELO
  • 9 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de nov.

Vamos entender isso de forma bíblica?


Em tempos de muitas vozes e pouca profundidade, cresce a ideia de que não precisamos estudar teologia ou interpretar corretamente a Bíblia, precisamos somente da fé e deixar o Espírito Santo nos guiar.

Embora a fé seja essencial e o Espírito seja nosso guia, essa ideia de que é desnecessário o estudo aprofundado e sistematizado, mesmo que pareça algo piedoso, na verdade é uma negligência que pode nos conduzir a um caminho perigoso: o da distorção do Evangelho.


Sem ortodoxia podemos criar um Jesus à nossa imagem


A ortodoxia cristã foi definida em vários concílios ao longo do tempo, dentro dessa ortodoxia é estabelecido como é o Cristo em que cremos, o Cristo das Escrituras.


Quando ignoramos isso, podemos acabar moldando o Cristo das Escrituras à semelhança dos nossos desejos, criando um “jesus” empoderado, utilitário, um "jesus" que sobe montanha, um "jesus" coach e que apenas realiza nossos sonhos, cura nossas dores e atende as nossas expectativas.


Mas será que esse é o verdadeiro Jesus?


Muitas vezes vemos pessoas sendo transformadas, largando vícios, mudando comportamentos e até vivenciando milagres. Porém, esses sinais, por si só, não são provas de que alguém conheceu o Evangelho de Cristo. O próprio Jesus alertou que nos últimos dias muitos dirão: “Senhor, Senhor”, e Ele responderá: “Nunca vos conheci” (Mateus 7:21-23).


Sem a ortodoxia cristã, corremos o risco de anunciar um falso evangelho que gera uma fé falsa, que é emocional, empolgante, mas não é salvífica.


Devemos conhecer a Bíblia além de apenas decorar versículos


Precisamos conhecer, estudar e interpretar corretamente as Escrituras, compreender como o Antigo Testamento se reflete no Novo Testamento e principalmente como se relaciona com a nossa realidade, é necessário entender a diferença entre Israel e a Igreja, entre aliança antiga e nova aliança, entre bênçãos materiais e bênçãos espirituais. Se não fizermos uso de uma correta hermenêutica, corre-se o risco de descontextualizar o texto e aplicar promessas que não foram feitas à Igreja.


É por isso que a teologia, a hermenêutica e ortodoxia cristã são tão importantes: para não interpretarmos a Bíblia apenas com bases em nossas emoções, intuições ou experiências, mas principalmente com fidelidade ao Deus que se revelou nela.


O perigo do pragmatismo religioso e da ignorância doutrinária


Hoje, muitos cristãos conhecem estratégias para “crescimento de igreja”, métodos de discipulado, técnicas de liderança e oratória, mas ignoram completamente doutrinas fundamentais como justificação, regeneração, soberania de Deus ou a própria suficiência das Escrituras. Isso mostra que a igreja contemporânea tem dado mais atenção aos métodos humanos do que ao ensino apostólico preservado pela ortodoxia cristã ao longo dos séculos.


A fé bíblica não pode ser construída sobre frases de efeito, músicas emocionantes ou testemunhos de transformação. Ela deve estar fundamentada sobre a Palavra de Deus corretamente interpretada.


O estudo responsável nos protege dos erros doutrinários


Estudar a Bíblia com profundidade não é arrogância, é humildade. É reconhecer que não somos donos da verdade e que precisamos aprender com aqueles que vieram antes de nós, os apóstolos, os pais da igreja, os reformadores e os estudiosos sérios que dedicaram suas vidas a preservar o verdadeiro Evangelho.


Portanto, não se trata de ler o Antigo ou o Novo testamento, não se trata apenas de falar de Jesus ou pedir que as pessoas "O aceitem", não se trata de ver pessoas mudando comportamentos ou tendo uma "vida melhor".


Trata-se de temer a Deus a ponto de não querer falar Dele de maneira irresponsável, sem conhecer realmente o que Ele disse.

Trata-se de falar do Cristo das Escrituras.

Trata-se de apresentar a fé que conduz à salvação.


A igreja precisa de mestres, não de manipuladores.

Precisa de fidelidade, não de popularidade.

Precisa de verdade, não de performance.


Se você deseja aprofundar o seu conhecimento bíblico e enxergar Cristo em toda a Escritura, conheça o Guia do Evangelho + Guia de Estudo.


Um material completo para te conduzir a uma leitura cristocêntrica, sólida e transformadora.


Clique aqui 👇🏼https://www.evangelhoeteologia.com.br/guia e comece a sua jornada de Gênesis a Apocalipse.





 
 
 

Comentários


EVANGELHO E TEOLOGIA

©2025 by LUCIANA MELO

bottom of page